terça-feira, 29 de maio de 2012

O Mundo Sombrio e Fascinante de Mark Ryden




Mark Ryden é um ilustrador e pintor dos EUA nascido em Oregon no dia 20 de janeiro de 1963. Divorciado e pai de dois filhos, Ryden estudou Ilustração e se formou em Pasadena, Califórnia, em 1987. Ele atualmente vive e trabalha na cidade de Eagle Rock, dividindo o estúdio com sua companheira, a artista Marion Peck. Suas obras já foram para diversas exposições desde 1994. São mais de 45 exposições em diversas cidades pelo mundo em conceituadas galerias e museus. Tanta atenção veio quando ele introduziu um novo gênero de pintura – o "Surrealismo Pop", misturando temas da cultura popular com traços antigos ou clássicos e técnicas dos antigos mestres.

O universo do “Surrealismo Pop” de Mark Ryden é bastante detalhado, envolve principalmente caricaturas, e uma espantosa combinação de garotinhas, bichinhos peludos, pedaços de carne, símbolos católicos e budistas, abelhas…e até o ex-presidente dos EUA, Abraham Lincoln, figura recorrente em suas obras. E seus trabalhos variam de grandes quadros a óleo a pequenos trabalhos em preto-e-branco no papel.
 




 







O vocabulário de Ryden desenha uma linha tênue entre o nostálgico e arquetipos perturbadores.  O observador é constantemente seduzido pelos infintos detalhes e confrontado pela justaposição da inocência infantil com os recessos misteriosos da alma.
Reparem no rosto do bebê embrulhado... quebrando totalmente o clima fofinho do quadro
As molduras ornamentadas estilo barroco dão uma dramaticidade mais profunda aos seus trabalhos.








Suas meninas de grandes olhos redondos podem até estar posando em cenários encantadores com vestidos delicados rosa-bebê (uma das cores mais utilizadas pelo ilustrador), mas justaposto à delicadeza do traço e dos tons pastel, há sempre um toque de subversão — mesmo que ele não seja imediatamente identificável. O tom no olhar dessas meninas e bichinhos fofos muitas vezes chega a ser móbido e assustador.




 

 


Atualmente Mark Ryden é muitíssimo respeitado como artista e um quadro a óleo dele pode valer 800.000 dólares!


 
Ryden ilustrou capas de disco de diversos músicos, desde "Dangerous" do Michael Jackson até um disco do Red Hot Chili Peppers.



E também já retratou personalidades como Leonardo DiCaprio, Björk, Jimmi Hendrix, Cristina Ricci, entre outras...





Abaixo um video que mostra como é o preocesso de pintura de Mark Ryden:


Um pouco mais:













Texto e pesquisa: Gisele Ferran
@Gi_de_Gisele





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...