segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Nastassja Kinski: A Marca de uma Felina!




Apesar de ter poucos trabalhos relacionados com o cinema fantástico e o cinema "B" em geral, a linda Nastassja Kinski se tornou um ícone de Fêmea Fatal e sensual nos anos 80/90.
Nascida Nastassja Aglaia Nakszynski em janeiro de 1961, Berlin, Alemanha. Filha do cultuado (e pirado) ator Klaus Kinski ( Nikolaus Günther Kakszynski, 1926-1991 ) e da atriz Ruth Tocki. Morou em diversos países (Alemanha, Itália, Venezuela, Inglaterra e Estados Unidos), mantendo seus estudos, mas pouco convivendo com seu atribulado pai. Seus pais se separaram depois de 10 anos, e ela e sua mãe passaram por muitas dificuldades. Aos 13 anos começou a trabalhar como modelo, aproveitando sua beleza e forma física. 
                                         uma das raras fotos de Nastassja com Klaus Kinski



Começou no cinema com o pé direito ao trabalhar com o diretor Win Wenders em "Falsche Bewegung" ( Movimento em Falso,1975) ganhando um prêmio por sua atuação.
No ano seguinte é escalada para o terror da Hammer Films "To the Devil a Daughter" (Uma Filha Para o Diabo, 1976) de  Peter Sykes com Christopher Lee, Richard Widmark e Denholm Elliott. 


Na trama baseada em um livro do especialista em ocultismo Dennis Wheatley, um escritor (Widmark) luta para salvar a jovem Catherine (Nastassia) das mãos de um culto demoníaco presidido por um ex-padre excomungado (Lee). Foi uma tentativa da produtora inglesa de achar outros caminhos para seu cinema Gótico, aproveitando a moda de filmes satanistas iniciada com o sucesso internacional de "O Exorcista" (1973), apesar de já haverem explorado o tema anteriormente com "The Devil Rides Out" (Bodas de Satã, 1967).

O filme teve dificuldades de ser lançado nos Estados Unidos por causa de uma breve cena, onde durante um ritual,a adolescente Kinski tira seu hábito de freira e fica totalmente nua...poucos instantes que valem por todo o filme!















A polêmica continuou ao estrelar ao lado de Marcello Mastroianni, o  elogiado drama erótico "Così Come Sei" (Tentação Proibida, 1978) de Alberto Lattuada. Um arquiteto de meia idade (Mastroianni), insatisfeito com seu casamento, tem um tórrido romance com uma bela garota (Kinski) que pode ser sua filha...Novamente muitas cenas de nudez e de sexo e ela ainda tinha 17 anos, o que fez com que os distribuidores para o mercado americano, alterassem sua data de nascimento para poderem "legaliza-la". 












Conheceu e passou a namorar o diretor polonês Roman Polanski, que subsidiou seus estudos de inglês e atuação na prestigiada Lee Strasberg School em Los Angeles. Atuou então sob a direção de Polanski no luxuoso drama histórico "Tess" (1979) baseado em Thomas Hardy. As minuciosas filmagens  duraram um ano e terminaram no dia em que ela completou 18 anos. Logo a seguir ela posou para um ensaio fotográfico de Richard Avedon, e a foto de Nastassja nua, coberta apenas por uma enorme cobra Python (verdadeira..) se transformaram em um poster clássico e muito imitado.



Depois de indicada ao Globo de Ouro, por "Tess", ela atuou em "One From The Heart" (O Fundo do Coração, 1982), de Francis Ford Coppola, um belo e estilizado romance aos estilo "musical da Broadway" todo filmado em uma onírica cidade de Las Vegas construída em estúdio.No mesmo ano veio seu filme mais cultuado, o remake do antigo clássico da RKO "Cat People" (Sangue de Pantera, 1942) de Jacques Tourneur.


 A nova visão da história da garota reprimida que se transforma em um felino assassino, exigia agora efeitos especiais de primeira linha (no original tudo é levemente sugerido) e uma atriz sexy e que soubesse interpretar. Em "Cat People" (A Marca da Pantera, 1982) de Paul Schrader com roteiro de Alan Ormsby, ela vive Irina Gallier, uma jovem virginal e tímida criada em orfanatos e casas de adoção. Quando ela finalmente conhece e vai morar com seu irmão mais velho Paul (Malcolm McDowell), um estranho segredo de família vem a tona.



 Enquanto ela vai trabalhar em um zoológico e se apaixona pelo veterinário Oliver (John Heard), Paul caça prostitutas e as mata ferozmente. 




Na verdade ela e o irmão pertencem a um antigo povo-pantera, que se transforma em animal quando excitados. Eles só poderiam viver e fazer sexo com alguém da própria raça. Malcolm McDowell está em casa com mais um personagem sádico e perturbado; os efeitos de maquiagem de Tom Burman e equipe, são impressionantes e a trilha sonora de Giorgio Moroder, com a música tema cantada por David Bowie é clássica. Já Nastassja Kinski, está...Maravilhosa!



 "Sua felina, magnética e inquietante Irina, de peitinhos excitados e olhos insondáveis constituem, sem dúvida em uma das fêmeas mais sensualmente letais da história do gênero" (Antonio Trashorras no livro espanhol "Ellas son Fantásticas",1997).



                                    música tema por David Bowie


Nos anos seguintes, Nastassja esteve bastante ocupada com o cinema. Esteve com Gérard depardieu em "La lune Dans le Caniveau" (A Lua na Sarjeta, 1983); foi a esposa do ciumento Dudley Moore na comédia "Unfaithfully Yours" (Infielmente Tua, 1984); esteve mais linda do que nunca em "Maria's Lovers" (Os Amantes de Maria, 1984 ) de Andrey Konchalovsky, com John Savage, Robert Mitchum e Keith Carradine; ficou escondida com uma fantasia de urso na criativa comédia-dramática "The Hotel New Hamphire" (Um Hotel Muito Louco,1984) de Tony Richardon e teve um de seus melhores papéis dramáticos no maravilhosamente poético "Paris,Texas" de Win Wenders, que recebeu a palma de Ouro em Cannes em 1984.


Os Amantes de Maria



Também foi dispediçada no suspense morno "Exposed" (1983) com o bailarino Rudolf Nureyev; em "Harem" (1985) com Ben Kingsley e no drama histórico "Revolution" (Revolução, 1985) com Al Pacino e Donald Sutherland.
Depois de vários pápeis em pequenas produções européias (principalmente italianas), ela foi a literalmente angelical Raphaela em "In Weiter Ferne, So Nah!" (Faraway, So Close/Tão longe, Tão perto, 1993) de Win Wenders, continuação de seu famoso "Asas do Desejo".


                                                  o anjo Raphaela tão longe, tão perto...

Nastassja flertou com o cinema de ação com "Crackerjack" (Resgate Suicida, 1994) e "Terminal Velocity" (Velocidade Terminal, 1994) com Charlie Sheen.
Em 1997 esteve junto com Wesley Snipes, Kyle McLachlan e Robert Downey Jr. no drama romântico "One Night Stand" (Por Uma Noite Apenas) de Mike Figgis. No cinema de gênero, ela esteve no suspense "The Intruder" (1999) de David Bailey; no thriller "Blind Terror" (2001) e na ficção científica de terror "The Day the World Ended" (O Dia em Que o Mundo Acabou, 2001), os dois últimos realizados para a televisão.
Nastassja Kinski tem muito mais  filmes em sua carreira e continua  na ativa. É poliglota (fala fluentemente 5 línguas); vegetariana; ativista e assessora da Cruz Vermelha Internacional mas eternamente Irina, a mulher-pantera!
Ela mantém um site na internet com informações sobre sua vida, carreira e ativismo social: http://nastassjakinski.org/










                                                                                                                   by Coffin Souza


2 comentários:

  1. Ela é simplesmente maravilhosa!Belíssima retrospectiva da vida dela!Também adoro Klaus Kinski!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...