Hideshi Hino é aclamado como o mestre do macabro por seus
mangás repletos de cadáveres em putrefação, massacres, mutilações, psicopatas,
vermes, pus, garotas fetichistas sedentas por sangue... Tendo publicado mais de
200 livros, o mestre do terror também é cineasta e roteirista. Hideshi Hino nasceu
na China em 1946 e logo depois mudou-se para Tóquio com sua família. A
destruição do Japão pós-guerra marcou profundamente sua mente e o trabalho que
viria a desenvolver em mais de trinta anos de artista de quadrinhos (mangaká).
Ainda na escola primária, usou o mangá como forma de
entretenimento, seus desenhos estranhos eram seu único alívio, sua fuga do
mundo negro do Japão pós-guerra. No ensino médio, Hino parou com o desenho.
Depois de assistir o filme chamado “Seppuku” (de Masaki Kobayashi, 1962, Título
no Brasil: Harakiri), ele decidiu tornar-se um cineasta. Quando a
profunda emoção por conta do filme diminuiu, Hideshi Hino voltou a desenhar,
porque o desenho lhe permitia dirigir uma cena estática.
Como artista, desenvolveu seu próprio estilo inconfundível.
Ele não foi influenciado por quadrinhos estrangeiros, pois quando adolescente,
venerava o trabalho dos artistas independentes menos conhecidos do Japão.
Iniciou a carreira publicando em fanzines e seu primeiro
trabalho profissional foi publicado em 1967, aos 21 anos, na revista COM. Em
1969 criou o clássico Zoroko no Kibyo (A Estranha Doença de Zoroko). No ano de 1971
começou a publicar na revista Garo, onde histórias do "Hideshi Hino's Shocking Theater" (Teatro Repugnante de
Hideshi Hino) consolidaram a reputação do autor. Durante os anos 80, com o
desgaste do gênero, Hino chegou a cogitar abandonar os mangás. Porém a
publicação de Jigokuhen (Panorama do Inferno, 1983) devolveu-lhe o prestígio.


O mangá conta a história de um pintor, de nome desconhecido,
que é apaixonado por sangue. E é com seu próprio sangue que pinta suas obras.
Entre suas pinturas do inferno de paisagem pós-nuclear, que se confunde com a
nossa própria realidade, ele nos apresenta sua família: uma filha também
desenhista, que se diverte retratando animais mortos; um filho que prefere
matar os animais e lamber seus olhos apodrecidos; e a esposa que trabalha num
bar para zumbis. Eles formam uma família estranha e feliz..
Voltando no tempo, apresenta seu pai e seu avô, pelas enormes tatuagens que
carregavam nas costas.
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A Esposa serve partes de cadáveres para esses mesmos
cadáveres que estão todos decapitados, impossibilitados de comer por não terem
cabeça, mas que conseguem falar normalmente.
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Depois de Panorama do Inferno, Hideshi Hino manteve a
carreira com outros mangás de igual sucesso, como Kyofu Jikogu-shojo (Hell Baby, 1987) e Akai Hebi (A Serpente Vermelha, 1985).
Em Hell Baby, numa noite escura e tempestuosa, nascem
gêmeas: uma normal, a outra desfigurada, com os olhos abertos e com pequenas
presas enchendo sua boca, e até mesmo seus gritos são anormais. Seu pai,
apavorado, simplesmente joga o bebê em um saco e o deposita em um depósito de
lixo, onde o recém nascido morre, mas é trazido de volta à vida por espíritos
misteriosos e relâmpagos. O bebê sustenta-se bebendo água barrenta e comendo
carniça e vermes do lixão. Enquanto cresce, a menina aprende a caçar. Depois de
sete anos, uma velha aparece para ela na forma de espírito misterioso e diz
para ela ir para a cidade vingar-se dos humanos que a jogaram fora por ela ser
feia. Em seguida, começa o massacre de homens, mulheres, crianças e animais de
estimação, e o bebê do inferno não vai parar até obter vingança.

Akai Hebi (A Serpente
Vermelha) foi lançado como o volume número 1 da série Hino Horror, que possui
16 volumes:
Hino Horror Volume 1: Akai Hebi (The Red Snake/ A Serpente
Vermelha)
Conta a história de Sanpei, um garoto solitário e
incompreendido, com aparência bizarra e estranha afeição por animais nojentos,
como vermes, lagartas, cobras e insetos em geral. Sanpei é perseguido na escola
e maltratado em casa, sua família o odeia e o moleque é constantemente
comparado a seus irmãos mais bem sucedidos. Mas quando ele é picado por um
estranho verme vermelho, que ele mesmo vomita, sua vida muda e um novo mundo se
abre para ele, levando-o a inúmeras aventuras na natureza, nos bairros
decadentes, nos esgotos da cidade. Comparações com "A Metamorfose" de Franz Kafka são
inevitáveis, mas a história de O Garoto Verme se concentra nas mudanças
psicológicas do protagonista, é mais uma viagem de auto conhecimento.

Oninbo, um garotinho com aparência adorável na verdade é um
pequeno demônio que vive à caça dos Vermes do Inferno, estranhas criaturas que
habitam a alma das pessoas, alimentando-se dos traumas e das experiências ruins
pelas quais passaram.
Hino Horror Volume 4: Oninbo and the Bugs from Hell 2 (Onibo
e os Vermes do Inferno 2)
Traz a conclusão das aventuras macabras de Oninbo. Monstros
assassinos, fantasmas rancorosos, vermes repugnantes, bebês diabólicos, serial
killers. Esses são os alvos de Oninbo e de seus companheiros, os pequenos
demônios Mamushinbo e Himenbo, que agora se unem para enfrentar as artimanhas
de Sasorinbo, que quer acabar com a festa do trio e ficar com os Vermes do
Inferno só para ele.
Hino Horror
Volume 5: Shiniku no Otoko (The Living Corpse)

Neste volume, um homem volta dos mortos, mas não consegue
descobrir quem é ou por que voltou. É claro que ele não tem muito tempo para
encontrar as respostas, pois seu corpo está apodrecendo. O morto vivo cheio de
vermes é capturado pela polícia e entregue a alguns cientistas, que tentam reverter
o processo de sua morte, e encontram em seu estômago um pingente com retrato de
família, uma pista para a identidade do cadáver vivo.

Hino
Horror Volume 6: Kuro Neko no Megayamini (Black Cat)


Semi-autobiografia sobre as aventuras absurdamente horríveis de um garoto solitário e sua família maluca que vai morrendo de forma trágica e às vezes terrivelmente engraçada. O garoto, para fugir da loucura que o rodeia, faz coleção de animais em conserva e partes do corpo humano que ele vai acrescentando, como membro da família, após ocorrerem as mortes grotescas.
Hino
Horror Volume 8: The Collection 2
Segunda
parte da semi autobiografia sobre as aventuras do garoto solitário colecionador
de partes do corpo humano.

Uma estudante tem a infelicidade de ser vítima de um
fantasma insano de um ex-professor, que a obriga a permanecer em sua escola em ruínas. Ela nunca deve irritá-lo,
para que ela se junte as outras que
vieram antes dela ...
Hino
Horror Volume 10: Death's Reflection

A história do título envolve o espelho do banheiro da escola
que reflete o cadáver de uma menina sorridente. Em "X Cutter ", um
estudante tem de lidar com um perseguidor misterioso que deixa anotações
perturbadoras em sua mesa, assinando como "X Cutter" nome. Em "
3737 Mystery", uma classe inteira desaparece no meio do dia na escola, não
deixando nenhum vestígio do seu paradeiro. A última história na edição diz
respeito a situações bastante horríveis envolvendo mortes e desmembramentos.
Hino
Horror Volume 11: Gallery of Horrors
Sete histórias macabras:
"Horror In Black" onde corvos atacam uma bola de futebol. "Horror In Blue" um bebê fantasma que assombra seus pais. "Horror In Red" Menina cria um alvoroço, ela odeia a cor vermelha porque é a cor do sangue de sua mãe. "Horror In White" Família morre congelada no carro. "Horror In Gray" Homem começa a enxergar apenas a cor cinza, inclusive ele se corta para ver a cor de seu sangue, que é cinza para ele. "Horror In Green" Garoto cai de uma árvore e enquanto se recupera no hospital descobre que existe uma planta carnívora crescendo em sua cabeça. "Horror In Yellow" homem atropela e mata com seu carro várias criancinhas com uniforme escolar amarelo.
Hino
Horror Volume 12: Mystique Mandala of Hell
Mandala, filha do Senhor das Trevas, tem os olhos arrancados e recebe olhos de cristais, em seguida é enviada para o mundo dos humanos. No entanto, ela perde um dos cristais, e após séculos mais tarde, ainda à procura, ela faz amizade com Tanaka, mas uma maldição que está sempre com ela, toma conta do menino.

Hino Horror Volume 13: Zipangu Night
Consiste em sete histórias curtas de terror, em princípio, sem nenhuma ligação entre elas. Mas todas elas seguem a mesma tendência, eventos estranhos que acontecem de repente. Entre elas a história de uma menina apaixonada por ratos. Também conta a história de uma mulher solitária que perdeu a face, entre outras.

Hino
Horror Volume 14: Skin And Bone
Por causa das provocações de seus colegas sobre seu excesso de peso, Maki decide fazer uma dieta. Depois de um ano, ela torna-se magra e linda. Mas logo percebe que algo está errado, porque perde peso a cada dia, a ponto de ficar só pelo e osso.
Hino Horror Volume 15: The Experiment
Conta quatro histórias horríveis, entre elas o drama de uma garotinha que é apaixonada pelo professor de ciências e admira seu trabalho para diminuir a poluição nos oceanos, o que está causando a mutação de seres marinhos. Mas quando ela conta ao professor sobre um estranho sonho que teve, sua reação é totalmente diferente do que ela espera...
Hino Horror Volume 16: Who's That Girl?
Por causa das provocações de seus colegas sobre seu excesso de peso, Maki decide fazer uma dieta. Depois de um ano, ela torna-se magra e linda. Mas logo percebe que algo está errado, porque perde peso a cada dia, a ponto de ficar só pelo e osso.

Hino Horror Volume 15: The Experiment
Conta quatro histórias horríveis, entre elas o drama de uma garotinha que é apaixonada pelo professor de ciências e admira seu trabalho para diminuir a poluição nos oceanos, o que está causando a mutação de seres marinhos. Mas quando ela conta ao professor sobre um estranho sonho que teve, sua reação é totalmente diferente do que ela espera...

Todos alunos odeiam a professora - ela é infexível,
sarcástica e irritante. Um dia, uma nova aluna chega e a vida dos
estudantes nunca mais será a mesma. Quando a nova garota finalmente
revela sua verdadeira identidade, descobrimos que ela é a personificação do ódio dos seus colegas e está em busca de vingança.
Em Lullabies from Hell, mais uma vez temos experiências pessoais incorporadas nas histórias bizarras. Na história de abertura, Lullabies from Hell,
ele nos apresenta um mangaká (autor de mangá), que é obcecado com coisas terríveis. Depois
de ser humilhado e abusado muitas vezes, ele descobre que tem
um poder único: a capacidade de matar as pessoas com seus desenhos. E não apenas matá-los,torturá-las e proporcionar momentos desagradáveis.

Em outra história, Train of Terror, começa com três filhos felizes em voltar de uma viagem de um dia em que foram visitar parentes. Mas logo o riso se transforma em gritos de terror. O trem entra
em um túnel escuro. Saindo do túnel, do outro lado, coisas obscuras acontecem.
A última história, Zoroko no Kibyo (Estranha Doença Zoroku) mostra as terríveis conseqüências que ocorrem quando um homem mentalmente doente coberto de furúnculos é exilado em uma cabana na floresta.
A última história, Zoroko no Kibyo (Estranha Doença Zoroku) mostra as terríveis conseqüências que ocorrem quando um homem mentalmente doente coberto de furúnculos é exilado em uma cabana na floresta.
O
trabalho de Hino também foi sempre ligado com o cinema, ou mais
precisamente com o vídeo gore, independente japonês. Em 1985, Hideshi
Hino foi um dos diretores/roteirista da famosa e polêmica série "Za
Zinipiggu" Guinea Pig) do produtor Saturo Oguma. O segundo filme,
chamado "Chiniku no Hana" (Flower of Flesh and Blood, 1985/1986) de
Hideshi Hino, mostra uma garota (Kirara Yugao) que é dogada e raptada
por um louco (Hiroshi Tamura) vestido com uma armadura de samurai. Aos
poucos ele vai cortando e desmembrando a mulher para coloca-la em sua
coleção macabra. São 42 minutos de puro gore com excelentes efeitos
especiais de Nobuaki Koga e equipe.

A
elogiada parte 4 "Manhoru no Naka no Ningyo" (Mermaid in a Manhole,
1986/1988) também escrita, dirigida e co-produzida por Hino (baseada em
uma de suas histórias), coloca o gore e o nojento em um nível poético.
Um pintor (Shigeru Saiki), encontra uma bela sereia (Mari Somei) ferida
na praia e a leva para casa. Colocada em uma banheira, ela adoece
rapidamente, e o pintor utiliza as secreções de suas pústulas para
pintar um quadro, onde vai registrando seu apodrecimento.

Por Gisele Ferran e Coffin Souza
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