quinta-feira, 26 de abril de 2012

Rosalba Neri: Deusa Cult do Cinema Europeu!


Uma lenda entre as divas do cinema de gênero europeu; Rosalba Neri participou de praticamente do o tipo de filmes:
Comédias, dramas, policiais, terror, spaguetti westerns, eróticos, Peplums, Giallos e filmes de aventura. Sempre com muita disposição, sensualidade e pouca (ou nenhuma) roupa, para a alegria das braguetas de toda uma geração de cinéfilos!

Nascida em 19 de julho de 1939 no interior da Itália, a jovem Rosalba se interessou cedo pelo cinema e fez sua primeira atuação em uma comédia infantil "il Pinguini ci Guardano" (1955) com 15 anos. Logo passou a trabalhar de recepcionista e atendente no Centro Esperimentali Di Cinematografia e sua beleza chamou a atenção de produtores internacionais, sendo convidada (e recusando) se mudar para os EUA para estudar no Actors Studios. 
No começo dos anos 60, foi rosto (e corpo) constante no boom do cinema histórico e do Peplum. No clássico "Ercole al Centro della Terra" (Hércules no Centro da Terra, 1961) de Mario Bava e Franco Prosperi , uma mistura de filme mitológico com horror, Rosalba faz a bela Helena. Ela é envolvida no meio de uma missão do forçudo Hércules (Reg Park) no inferno, onde o herói tem que enfrentar o sinistro Rei Lico (Christopher Lee), um misto de demônio com vampiro.











(cartaz Americano, Alemão & Francês de Hércules no Centro da terra)




E a linda Rosalba envolveu-se definitivamente com os heróis mitológicos, pois esteve em "Ercole Contro Molock"  (Hércules, O Conquistador,1963) de Giorgio Ferroni com Gordon Scott, onde ela era Démeter, a Rainha de Micenas; com "Ercole Contro i Figli del Sole" (Hércules Contra os Filhos do Sol, 1964) de Osvaldo Civirani com Mark Forrest; 
com Sansão (Alan Steel) em "Sansone Contro il Corsaro Nero" (1964) de Luigi Capoano; com Ursus (Alan Steel) em "Gli Invincibili Tre" (Os 3 Invencíveis, 1964) de Gianfranco Parolini;e com o menos conhecido Kindar(Mark Forest) em 
"Kindar L'Invulnerabile"(1965) de Osvaldo Civirani , entre outros...
Rosalba Neri com o Sansão de Alan Steel...

 
                            ..e com o Hércules de Gordon Scott




Da Grécia e Roma antiga, para o velho oeste americano, sem sair de casa! E os heróis agora não são sarados, usam pistolas e chapéus em vez de espadas e saiotes. Rosalba Neri participou de vários Spaghetti-Westerns como : 
"Arizona Colt" (1966) de Michele Lupo com o astro do gênero Giuliano Gemma; "Johnny Yuma" (1966) de Romolo Guerrieri com Mak Damon; "Dinamite Jim" (1966) de Alfonso Balcázar, "Johnny Texas" (Procurando Johnny Texas, 1967) de Emilio Salvi , "I Gioni Della Violenza" (O Dia da Violência) de Alfonso Brescia com Peter Lee Lawrence e muitos outros, sendo uma curiosidade a presença constante em quase todos estes filmes da figura bigoduda e rechonchuda do espanhol Fernando Sancho, um ótimo contraste com a boa forma de nossa Rosalba.





                                          Rosalba com Peter Lee Lawrence       


A carreira de Rosalba Neri, tem uma clara divisão quando ela passa a trabalhar para o mestre do exploitation espanhol, Jesus Franco; primeiro no inofensivo "Lucky, El Intrepido"(1967) com Ray Danton, uma aventura de um agente secreto baseado  em uma história em quadrinhos, e logo em seguida em "99 Mujeres" (1968) um típico e violento W.I.P. , com uma prisão feminina em um antigo castelo em uma ilha nas costas do Panamá, Mercedes McCambridge como a carcereira sádica e Herbert Lom como o Governador Santos, os dois deliciosamente canastrões.

                                    aaahh...as pernas de miss Neri...




Adeus as heroínas ingênuas de cowboys e marombeiros de mini-saias...o mundo vai descobrir e admirar as formas de seu corpo em filmes cada vez mais sensuais...Tanto que sua próxima participação em um filme de Jesus é em "Justine" (De Sade's Justine/O Santuário Mortal,1968) uma alucinatória versão da história do Marques De Sade com um elenco all-star com Klaus Kinski (o Marquês), Jack Palance, Akim Tamiroff, Howard vernon, Sylvia Koscina e Rosalba como a sedutora Florette.
                                                         Florette, pronta para o pecado...


Continuando seu martírio com personagens sádicos, la bella 
Rosalba caiu nas mãos do terrível Fu-Manchu.Vilão oriental criado por Sax Rohmer e vivido no cinema por vários atores (incluindo Boris Karloff e Petter Sellers) com Christopher Lee sendo o recordista (5 vezes) e protagonista de "El Castillo de Fu-Manchu" (1968) de Jesus Franco uma mistura de aventura de espionagem, fantasia e terror.

                                  Dr.Fu-Manchu muito tarado, não?


Descoberta então pelo cine de horror/exploitation, Miss Neri, faz um papel em "La Bestia Uccide a Sangue Freddo" (Slaughter Hotel,1971) Roteiro e direção de Fernando di Leo com Klaus Kinski, um Giallo, sobre um assassino mascarado que faz suas vítimas em uma clínica para mulheres ricas com problemas mentais.





  


 

















O ator, roteirista e diretor Mell Welles (1924-2005) a escalou para um de seus papéis mais conhecidos, o de Tania Frankenstein, filha do barão-cientista em "La Figlia di Frankenstein" (Lady Frankenstein/A Mulher de Frankenstein,1971 - o título nacional ainda faz uma confusão incestuosa!). Quando seu pai (Joseph Cotten) é morto pela criatura, Tania continua suas experiências, agora tentando transplantar o cérebro de seu amante e (assistente) para um corpo mais jovem e forte.




Aproveitando o sucesso dos filmes da Hammer, o filme abusa dos elementos nudez & sangue e Miss Neri (creditada com o nome mais comercial de Sara Bay) se mostra sedutora e cruel ao extremo e tem várias cenas de sexo!

O filme que está em domínio público  pode ser assistido na sua versão americana (com 14 minutos de cortes nas cenas de sexo) 



Agora, provando que não é mais uma garota boazinha, Rosalba Neri participa de várias cenas de tortura e perversões demoníacas em "L'Amante del Demonio" (1971). Roteiro e direção de Paolo Lombardo com o veterano ator inglês Edmund Purdom, sobre três amigas que resolvem passar uma noite em um castelo sinistro que é supostamente dominado pelo capeta!




Rosalba Neri(como Helga), e Edmund Purdom(como Gunther) torturam a jovem Magda (Teresa Pingitore) em cena de L'Amante del Demonio, transformado em fotonovela pela revista italiana Cinesex.


Rosalba conseguiu uma elogiada performance (comedida e intensa) no giallo-sexy "Alla Ricerca del Piacere" (Amuck, 1971) de Silvio Amadio. Na história, uma bela jovem chamada Greta (Barbara Bouchet) vai até uma ilha isolada para trabalhar de secretária de um rico escritor e sua esposa Eleanora (Neri). Logo passa a ser envolvida em estranhos jogos sexuais orquestrados pelo casal. O que eles não desconfiam é que ela está em busca de pistas sobre a secretária anterior, desaparecida, que era sua amante... A quente cena entre as duas deusas sexys Européias Bouchet & Neri entre lençóis de cetim é um marco do exploitation da época (citada por Quentin Tarantino como uma de suas cenas preferidas de todos os tempos).





secretaria e patroa em uma conversa amigável...


As duas belas atrizes estiveram juntas também no violento Giallo Italo-germânico "Casa D'Appuntamento" (French Sex Murders) de Ferdinando Merighi. O sósia oficial de Humprey Bogard, Robert Sacchi é um policial que investiga o assassinato de uma prostituta e que dá origem a uma série de mortes provocadas por um maníaco. O elenco de primeira linha do suspense Europeu conta com Howard Vernon (como o sinistro Professor Waldemar), Anita Ekberg, Barbara Bouchet (como Francine), Evelyne Kraft (como Eleonora - vários nomes de personagens, citam a obra do escritor de terror & policial Edgar Allan Poe)  e Rosalba Neri vivendo uma cantora de Cabaret chamada Marianne.







corpos nus e corpos mutilados nas ruas de Paris em French Sex Murders



Depois de ser vista em todo seu esplendor seduzindo a criatura em "La Figlia de Frankenstein", Neri agora empresta seu belo físico e interpretação para erotizar também o mito dos vampiros. "Il Plenilunio delle Vergine" (The Devil"s Wedding Night, 1973) de Luigi Batzella e Aristide (Joe D'Amato) Massaccesi, onde novamente é creditada para as platéias internacionais como Sara Bay.


"The Devil's Wedding Night"




 Mais uma vez contracenando com Mark Damon, agora ela é a Condessa Dolingen De Vries que possui um anel com poderes sobrenaturais, conduz rituais envolvendo jovens virgens e é na verdade uma vampira sedenta de sangue & sexo.

Duas curiosidades muito importantes, a primeira é a presença em cena de um dos orgulhos brasileiros no cinema vagabundo internacional, que é a maravilhosa mulata Esmeralda Barros no papel de Lara, uma morta-viva... e que a versão americana do filme transforma a condessa em esposa de Drácula e o anel pertencente a ele, enquanto no original este seria o lendário Anel dos Nibelungos, do folclore nórdico.


Esmeralda Barros é Lara, zumbi brasileira em filme de vampiros italiano


Ainda no gênero suspense & terror, Rosalba apareceu em "La Casa de la Paura" (O Mistério do Quarto 2A,1974) de William L.Rose , na história de uma jovem ex-presidiária (Daniela Giordano) que é acolhida em uma estranha casa que na verdade abriga um culto de sádicos que raptam e sacrificam belas mulheres, podendo ela ser a próxima vítima... Realizado por um roteirista/diretor/ator americano com carreira na Europa, "La Casa Della Paura" tem todos os elementos ricos ao Giallo com assassinos mascarados, mortes sangrentas e é claro nudez feminina!








Voltando as suas origens, Rosalba é uma das beldades envolvidas em jogos de gladiadoras em uma Roma antiga co-produzida por Roger Corman  em "La Rivolta Delle Gladiatrici" (The Arena,1974) de Steve Carver com a deusa negra Pam Grier (assinando como Pamela Grier) e a signora Neri como Sara Bay .








bem melhor de se olhar que os antigos Hércules, Sansão e cia....



Apesar se estar em plena forma e com sua carreira em alta, Rosalba Neri fez poucos filmes depois, se casou e abandonou as telas, aproveitando a vida em viagens pelo mundo. Em 1985 ela fez uma participação especial em uma mini-série da TV italiana. Seu nome, rosto e corpo são cultuados até hoje, com matérias em revistas, blogs e sites como este Tributo a Rosalba Neri...









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...