quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Sanjulián: Belas Garotas & Monstros Horrendos


Manuel Pérez-Sanjulián Clemente, ou apenas Sanjulián, é muito admirado e conhecido em todo o mundo. Famoso principalmente por suas capas da Vampirella e ilustrações de horror,  misturando belas garotas com monstros horrendos.


Sanjulián nasceu em 1941 na Espanha. Filho de um marinheiro mercante começou a estudar náutica na Escuela Naval de Barcelona, mas desistiu após ser aconselhado por um amigo restaurador de arte. Então passou a estudar artes em Escuela de Sant Jordi, seu primeiro trabalho profissional foi aos 19 anos, em 1961, na Coleccion Idilio publicada pela Barcelonesa Bistagne tendo 20 edições. Sanjulián ilustrou os 5 últimos números da coleção.







Logo começou a trabalhar como ilustrador para a editora Bruguera e para a agência Selecciones Ilustradas.Tornou-se um notável ilustrador  para editoras como Futura, Fontana ou Harrow. Embora mais conhecido por seu trabalho pela editora Warren (onde começou a trabalhar em 1970) em títulos como Creepy,  Eerie e Vampirella, Sanjulian oferece uma lista impressionante de outros créditos, incluindo inúmeras capas de romances para Harlequin Romances, e também capas de revistas como Famous Monsters of Filmland, Heavy Metal, Realms of Fantasy, e Atomika. 

Creepy:




















 
















Eerie:





















Famous Monster:





Vampirella:





















Sanjulián também fez vários cartazes de filmes, principalmente para o diretor Juan Piquer Simon, um grande admirador do seu trabalho. E vários cartazes para o Festival de Cinema Fantástico de Sitges, cidade onde reside.





























Entre suas mais novas obras, estão versões de dois clássicos do horror dos anos 30 produzidos pela Universal: O Monstro de Frankenstein de Boris Karloff e o Drácula de Bela Lugosi.  E também os outros dois monstros clássicos: A Criatura da Lagoa Negra e o Lobisomem de Lon Chaney Jr.
             

Na Espanha, o seu trabalho tem se concentrado principalmente em campanhas publicitárias para marcas como Winston, ou o parque de diversões Port Aventura. 



 Abaixo alguns de seus trabalhos:



























Fontes: 


Por Gisele Ferran



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...