terça-feira, 9 de abril de 2013

Asia Argento : A Filha do Terror


Atriz, diretora, escritora,roteirista, cantora, modelo e filha de uma família de artistas. Asia Argento nasceu Asia Aria Maria Vittoria Rossa Argento em 20 de Setembro de 1975 em Roma (Itália) filha do famoso diretor de filmes de horror e suspense Dario Argento(1940) e de sua atriz favorita e eterna namorada Daria Nicolodi (1950).


                                    Daria Nicolodi

Uma menina solitária, introvertida e depressiva, em grande parte pela ausência de sues pais, sempre em viagens e filmagens pelo mundo. Aos 8 anos publicou um livro de poemas e aos 14 fugiu de casa...Asia poderia ter sido apenas uma garota problemática e marginal, mas o sangue (e influência) de sua família falou mais alto.

Começou a atuar aos 9 anos em uma ponta na mini-série da TV italiana "Sogni e Bisogni" (1984) de Sergio Citti. Em "Dèmoni 2" (Demons 2 -Eles Voltaram,1986) de Lamberto Bava ( produzido e co-roteirizado por Dario Argento) fez uma pequena participação como a jovem Ingrid, na história dos moradores de um edifício que são vítimas e/ou possuídos pelos grotescos demônios que desta vez escapam pela televisão...



A jovem esteve novamente envolvida com demônios seculares em "La Chiesa" (A Catedral, 1989) de Michelle Soavi, também produzido por Dario e baseado em um argumento dele. Uma catedral gótica, construída sobre um túmulo coletivo de vítimas de um massacre  da Inquisição do séc. XII, guarda uma maldição que acaba atingindo um grupo de turistas que visitam o local e ficam presos a mercê de forças sobrenaturais. No Japão e em outros países o filme foi vendido como sendo "Demons 3", devido a semelhança das tramas e a presença de Dario Argento na produção.







A primeira parceria de verdade com seu pai viria em "Trauma" (1993). No suspense sangrento engendrado por Dario Argento, Asia é Aura, uma garota com anorexia que foge de uma clínica psiquiátrica e tem seus familiares degolados por um assassino psicótico.Um jovem jornalista (Christopher Rydell) se apaixona por ela e juntos tentam descobrir a identidade do criminoso caçador de cabeças. Primeiro filme "americano" de Dario. Trama simples comparada com seus Giallos anteriores e com a participação especial dos veteranos Piper Laurie, Frederic Forrest e Brad Dourif.





O próximo trabalho de pai e filha é muito melhor: "La Sindrome di Stendhal" (Síndrome Mortal, 1996), permite a Dario mostrar seus famosos maneirismos e virtuosismo e dá a Asia uma chance de mostrar que é uma boa atriz (além de ser uma atriz "boa").


 Ela vive Anna Manni, uma policial tentando capturar um estuprador e assassino em série. O problema é que ela sofre da "Síndrome de Stendhal", uma rara doença psicossomática que lhe dá vertigens e alucinações quando ela é exposta à visão de pinturas e obras de arte. Quando o maníaco a atraí para uma armadilha dentro  do famoso Museu Uffizi, de Florença, seus problemas estão apenas começando ...





Asia passou a fazer diversos outros papéis em produções europeias e participou junto com Christopher Walken e William Defoe no suspense e ficção científica "New Rose Hotel" (Enigma do Poder, 1998) de Abel Ferrara  e de "B. Monkey" (Perigosa Atração, 1998) de Michael Radford, um policial de suspense com Rupert Everett, aonde firmou sua reputação de "Sex-Symbol".

















A próxima parceria entre Dario e Asia Argento seria um grande fiasco. "Il Fantasma dell"Opera" ( Um Vulto na Escuridão,1998), enésima adaptação da obra de Gaston Leroux, tinha tudo para dar certo nas mãos do "maestro", mas o roteiro fraquinho e uma nova tentativa de agradar a todos os públicos resultou numa obra frouxa. Julian Sands é o "fantasma" e Asia aparece peladinha...e é só.















Também escritora, ela publicou diversos contos na revista Dynamo e no periódico L'Espresso e em 1999 sua primeira novela "I Love You Kirk".
Asia, que já dirigia curta-metragens desde 1994, se aventurou em seu primeiro longa-metragem (escreveu,dirigiu e atuou), o quase auto-biográfico "Scarlet Diva" (2000). A história de uma jovem atriz italiana que embarca em uma jornada auto-destrutiva de drogas e sexo quando tenta ajudar uma amiga em Paris e acaba preparando seu primeiro filme chamado..."Scarlet Diva"... Asia se saiu muito bem com um drama com doses de humor e sexo.







Asia Argento esteve no thriller vampiresco-pretensioso francês "Les Morsures de L'Aube" (Câes da Noite, 2001) de Antoine de Caunes e no filme de ação-pipoca "xXx" (Triplo X, 2002) de Rob Cohen com o brucutu Vin Diesel...















Asia se saiu muito bem em seu segundo longa "The Heart is Deceitful Above All Things" (Maldito Coração, 2004), baseado em um livro de Laura Albert. O drama de um garoto de 6 anos que é levado por sua problemática e jovem mãe (Asia) a uma jornada sem rumo que inclui drogas, marginalidade e abusos sexuais. O roteiro de Asia, amarra muito bem as 11 histórias do livro e conta com a participação especial de Winona Rider, Peter Fonda, Ornella Mutti e do rockeiro Marilyn Manson.



Em "Land of the Dead" (Terra dos Mortos, 2005) de George Romero, Asia vive a bela e perigosa Slack, que é jogada em uma arena de luta para enfrentar zumbis canibais e acaba se envolvendo com um grupo que pretende encontrar um lugar livre de mortos-vivos e distante da cidade controlada e corrupta na qual estão refugiados...




Em "La Terza Madre" (O Retorno da Maldição- A Mãe das Lágrimas, 2007) de Dario Argento, Asia é Sarah Mandy, uma estudante de arte que parece ter habilidades sobrenaturais e é a única pessoa para evitar o avanço da Mãe das Lágrimas (Lacrimarum Mater, a última das três poderosas bruxas que espalharam o terror e a morte por séculos).  Divertida conclusão Trash da trilogia  de Dario sobre as "Três Mães" (Suspiria- 1977 e A Mansão do Inferno- 1980). Gore e nudez (inclusive de Asia) e  com a participação especial de Daria Nicolodi e Udo Kier.





 Asia Argento fez parte do projeto musical "Femina" de Legendary Tiger Man (o projeto solo do vocalista português Paulo Furtado), que foi lançado em 14 de setembro de 2009. Ela é destaque na música " Life Ain't Enough For You", que foi lançada como um single junto com o lado B "Il Mio Stomacco E Il Piu Violento de Tutta Italia", no qual ela também contribui vocais.

Dario Argento tentou uma nova revisão de um clássico do terror, depois do fiasco do "Fantasma". "Dracula 3D" (2012) tem Asia (linda como sempre!) como Lucy, Rutger Hauer como o Dr.Van Helsing e Thomas Kretschman como o Conde vampiro. Uma co-produção ítalo-franco-espanhola com resultados bastante polêmicos.






 Asia apareceu em diversos filmes de outros gêneros, se destacando em dramas históricos como "A Rainha Margot" (1999), "Marie Antoinette" (2006) e "Une Vieille Maîtresse" (2007) de Catherine Breillat, em que é a atriz principal.
Ela tem dois filhos, Anna Lou (2001) e Nicola (2008) e atualmente é casada com o diretor italiano Michelle Civetta.
Ela continua dirigindo, seu último curta metragem se chama "Firmeza" (2012)...










                                                                   
                                                                            by Coffin Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...