terça-feira, 16 de abril de 2013

Máquinas do Prazer: Robots & Androides Femininos nas Telas


ROBOT: Termo criado pelo escritor tcheco Karel Capek para sua peça "R.U.R." em 1920.
ROBOA: Termo popular para designar...bom...vejamos a seguir alguns bons exemplos...

1927: "Metropolis" de Fritz Lang. *Maria (ou Hel, Futura ou Robotrix) vivida por Brigitte Helm. O louco dr. Rothwang (Rudolf Klein-Rogge) faz uma réplica robótica da jovem Maria para promover uma revolução na cidade futurista. Um clássico absoluto do cinema e a primeira e talvez a mais perfeita mulher-robot/androide das telas!




1949: "The Perfect Woman"  (Uma Mulher Perfeita) de Bernard Knowles. *Olga (Pamela Davis). O professor Belman (Miles Malleson) cria a mulher perfeita, a androide Olga e a coloca em meio a sociedade para testa-la, mas um jovem (Nigel Patrick) se apaixona por ela. Comédia inglesa.



1962: "The Jetsons" (Os Jetsons) de Hannah-Barbera. *Rosie.
Rosie é a robot-doméstica, maternal e autoritária da  futurista e atrapalhada família Jetson.  O patriarca Jorge vive querendo troca-la por um modelo mais moderno. Série de animação clássica.



1965: "Dr.Golfoot and the Bikini Machine" (A Máquina de Fazer Bikini) de Norman Taurog. *Diane (Susan Hart) e diversas outras "roboas". O cientista louco Dr.Goldfoot (Vincent Price) pretende dominar o mundo com seu exército de mulheres robots gostosas. Comédia satirizando James Bond e "Dr. Fantástico" de Stanley Kubrick.


1966: "Le Spie Vengono Dal Semifreddo" (Dr.Goldfoot and the Girl Bombs/Bonecas Explosivas) de Mario Bava.
O novo plano do dr.Goldfoot é enviar mulheres-robots para militares através do mundo, só que agora elas explodem!




1968: "How to Make a Doll" de H.G.Lewis. *Computer Girl #1 (Dolores Johnson). Um cientista nerd utiliza a máquina de um colega para criar mulheres-robots gostosas para satisfazer seus desejos sexuais. Comédia trash do mestre do Gore Herschell Gordon Lewis.















1969: "Some Girls Do" de Ralph Thomas. *Robot #7 (Vanessa Howard), Robot #9 (Virginia North) e outras.
Um agente secreto inglês (Richard Johnson) investiga sabotagens no desenvolvimento da primeira linha aérea supersônica e descobre que o vilão Carl Peterson (James Villiers) criou um exército de mulheres robots a seu comando. Comédia e aventura imitando os filmes de James Bond com um ator parecido com Sean Connery no papel principal.



1975: "The Stempford Wives" (Esposas em Conflito) de Bryan Forbes. *Todas as mulheres de Stempford.
Joanna (Katherine Ross) se muda com o marido para o distrito de Stempford e passa a estranhar o comportamento das mulheres locais, todas perfeitas donas de casa e submissas aos maridos. Descobre tardiamente que foram substituidas por réplicas-robots. Baseado no livro de Ira Levin.



1980: "Galaxina" de William Sachs. *Galaxina (Dorothy Straten). Séc XXXI: em uma nave da polícia interestelar em missão, a andróide Galaxina se apaixona por membro da tripulação. Aventura,ficção e humor. Brincadeiras com Star Wars,Star Trek e Alien. 



1981: "Heartbeeps" de Allan Arkush. * Aqua (Bernadette Peters). Um casal de robots domésticos (Peters e o famoso comediante Andy Kaufman) se apaixona e foge para montar sua própria família. Comédia romântica com robots, com maquiagens do Stan Winston Studios e participações especiais como Paul Bartel e Mary Woronov.


 1982: "Android" (Android- Muito Mais que Humano) de Aaron Lipstadt. *Cassandra (Kendra Kirchner). Em uma estação espacial abandonada, o cientista Dr. Daniel (Klaus Kinski) faz inovações proibidas em andróides, auxilado por Max 404 (Don Keith Opper). Sua maior criação é a andróide muito gostosa Cassandra, mas o andróide Max também tem interesse por ela...


1987: "Spaceballs" (S.O.S. Tem Um Louco Solto no Espaço) de Mel Brooks. *Dot Matrix (Lorene Yarnell/Joan Rivers).
A princesa Vespa do planeta Druidia é raptada pelos belicosos Spaceballs, mas ela conta com a ajuda de uma dupla de heróis atrapalhados e de sua andróide (prá lá de maternal!) Dot Matrix. Comédia satírica zoando com uma infinidade de filmes de Sci-Fi no estilo Mel Brooks de ser...
 

1987: "Cherry 2000" de Steve DeJarnatt. *Cherry 2000 (Pamela Gidley). Num futuro onde os homens se casam com andróides femininas perfeitas, Cherry modelo 2000 apresenta defeitos e seu "marido" (David Andrews) decide encontrar uma réplica perfeita na conturbada e violenta Zona 7; para isto contrata os serviços de uma linda rastreadora (Melaine Griffith). Ficção, aventura e bom humor.

1

 1988: "Tit Gaap Mou Dik Maa Lei AA" (I Love Maria/Roboforce) de David Chung e Tsui Hark. *Maria (Sally Yeh). Uma gang de bandidos aterroriza Hong Kong com uma dupla de robots assassinos: o gigante Pioneer 1 e a bela Pioneer 2 (modelado com o rosto da chefona criminosa Maria). Número 2 é danificada em ação e reprogramada para auxiliar a polícia, mas as modificações fazem com que ela passe a ter personalidade própria. Ação e comédia. A personagem principal é uma homenagem a Maria de Metrópolis.




1989: "Alienator" (Alienator, A Exterminadora Indestrutível) de Fred Olen Ray. *Alienator (Teagen Clive). Koll (Ross Hagen) é um alienígena assassino condenado a morte que foge para a terra. Uma andróide caçadora é enviada para destruí-lo. Ação e ficção trash, numa versão barata (e típica de Olen Ray) do "Exterminador do Futuro".




 1990: "Class of 1999" (A Guerra dos Donos do Amanhã) de Mark L. Lester. *Ms.Connors (Pam Grier). Em um futuro próximo, as gangues dominam as escolas. Um diretor (Malcolm MacDowell) decide utilizar 3 professores andróides construídos por um inventor maluco (Stacy Keach) para disciplinar os alunos. Mas as máquinas saem do controle e a violência explode!






 1990: "Eve of Destruction" (Andróide Assassina) de Duncan Gibbins. *Eve VIII (Renee Soutendijk). Uma andróide para fins militares (e equipada com uma bomba nuclear) é modelada com as formas de sua criadora, a Dr. Eve Simmons. Baleada durante um assalto, ela perde o controle e se transforma em uma máquina assassina e que pode explodir literalmente.



  
                                                       fim da primeira parte.
                                                       continua...
                                                                          by Coffin Souza
                                                     

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...