domingo, 11 de agosto de 2013

Haji: Tributo a Uma Lenda Sensual


Nascida em Québec (Canadá) em janeiro de 1946, Cerlet Catton (também conhecida como Barbarella Catton ou Haji) foi uma dançarina "exótica', até ser descoberta pelo mestre Russ Meyer, que exibiu sua beleza e sensualidade para o mundo. Seu nome artístico surgiu de um apelido carinhoso dado por seu irmão...






Embora imortalizada como "Rosie", uma das gatas perigosas de "Faster, Pussycat! Kill! Kill!" (1966) de Russ Meyer, Haji apareceu pela primeira vez  em outro filme do diretor, Motorpsycho (1965) e  participou ainda de  "Good Morning and...Goodbye" (1967); "Beyond the Valley of the Dolls" (De Volta ao Vale das Bonecas, 1970) e "Supervixens" (1975); sendo uma das atrizes recordistas no elenco do "Mestre da safadeza"!



 Ela também fez contribuições criativas significativas para os filmes em que apareceu. Além de escrever a maior parte dos seus diálogos, Haji infundia sua própria marca (e influências psicodélicas), incorporando elementos incomuns como feitiçaria e bodypainting em seus personagens, tanto que é creditada também nos departamentos de maquiagem e vestuário.


















Fora seu trabalho com Meyer, Haji apareceu também nos exploitations "Whan! Bam! Thank You, Spaceman" (1975) de William A. Levey e "Ilsa, Harem Keeper of the Oil Sheiks" (1976) de Don Edmonds, ambos com Dyanne Thorne.













Haji também emprestou sua beleza para filmes de terror/trash como "Bigfoot" (1970) de Robert F. Slater com John Carradine ou "Demonoid: Messenger of Death" (1981) de Alfredo Zacarias...


















Haji foi namorada do ator e artista plástico Frank Gorshin (1933-2005) o famoso "Charada" da série de TV "Batman" dos anos 60, durante os últimos 5 anos de vida dele.
Ela mostrou estar em forma em 2001, quando participou da comédia "The Double-D Avenger" de William Winckler, uma homenagem aos filmes de Russ Meyer, com as participações de Kitten Natividad e Raven De La Croix!







Seu último filme foi "Killer Drag Queens on Dope" (2003) de Lazar Saric, uma comédia de ação com Alexis Arquette.


Em Junho de 2011, Haji participou do evento "Burlesque Hall of Fame Weekend" em Las Vegas, fazendo uma histórica performance ao vivo, em homenagem a Tura Satana.


Segundo sua também famosa colega e amiga Kitten Natividad, Haji estava aparentemente bem de saúde, mas sucumbiu a um ataque cardíaco fulminante em 10 de Agosto de 2013...


                                                                                                                              by Coffin Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...