sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Dominadas por Macumba & Vudu (Parte 2)


O Brasil, rico em folclore vindo da África, pouco soube utilizar o potencial de seus mitos no cinema. Tivemos o estiloso "O Amuleto de Ogum" (1974) de Nelson Pereira dos Santos, sobre um marginal da Baixada Fluminense que tem o "corpo fechado" pelo dito amuleto, até se envolver com a amante de um bicheiro e ser jurado de morte. Nelson Pereira utilizou um consultor em assuntos de Umbanda para dar "veracidade" aos acontecimentos da trama.





"Exorcismo Negro" (1974) de José Mojica Marins é a mistureba clássica do nosso mestre do Terror: Macumba ( com a feiticeira Wanda Kosmo), possessão demoníaca e Zé do Caixão como um emissário do capeta!




E "A Força de Xangô" (1977) de Iberê Cavalcanti, com uma mulher traída por seu amante mulherengo e que utiliza os poderes da macumba para invocar um Exú em forma de mulher (Elke Maravilha) pra seduzi-lo e faze-lo sofrer...



Jesus Franco (sempre presente por aqui!) utilizou o vudu no seu "Ruf der Blonden Göttin" (Voodoo Passion, 1977). A mulher de um cônsul britânico no Haiti (Ada Tauler), se envolve com uma empregada lésbica e com uma loura ninfomaníaca e passa a ter estranhos pesadelos com assassinatos e estranhos rituais e bonecos de vudu.





"Macumba Sexual" (1981) também de Jesus Franco, é uma refilmagem disfarçada de seu famoso "Vampyros Lesbos" (1970), trocando o vampirismo por macumba e Soledad Miranda pelo transexual brasileiro Ajita Wilson! Alice e seu noivo (Lina Romay e Anonio Mayans) caem nas garras da Princesa Tara Obongo (Ajita) das ilhas canárias. Rituais de macumba/vudu e sonhos eróticos sado-masoquistas ao estilo do titio Franco!












Policial Noir, terror e erotismo aparecem no clássico "Angel Heart" (Coração Satânico, 1987) de Alan Parker. Nos anos 50, o detetive particular Harry Angel (Mickey Rourke) é contratado pelo misterioso Louis Cypher (Robert de Niro) para encontrar um homem desaparecido. 



Sua investigação o leva a entrar em contato com praticantes do vodu, em especial com a jovem e bela mamaloi (sacerdotisa) Epiphany (Lisa Bonet). Mortes sangrentas e misteriosas e revelações sobre um pacto com o diabo levam a um final surpreendente. Baseado no livro "Falling Angel" de William Hjortsberg.

  

"The Believers" (Adoradores do Diabo, 1987) de John Schlesinger, coloca Cal, um psicólogo da policia de New York (Martin Sheen) em confronto com praticantes de Santeria no Harlem hispânico. Liderados pelo demoníaco Palo (Malick Bowens), o grupo secreto pratica sacrifícios humanos e quer o pequeno filho de Cal para um ritual.
Terror sério e pesado, que teve a consultoria de Carla Pinza (a faxineira Carmen do filme), uma Santera (sacerdotisa da Santeria) verdadeira!
























Em "Voodoo Lust- The Possession" (1989) de Peter Davy, um professor de antropologia, com a ajuda de uma sacerdotisa, utiliza os segredos do vudu para manter uma aluna em permanente estado de excitação sexual e a ssim seduzi-la. Pornô produzido pela Hustler, com Rachel Ryan, Lynn LeMay e Peter North.




A santeria (variação mexicana do vudu) estaria de volta no genial "Perdita Durango" (1997) de Álex de la Iglesia. Nesta mistura de ação, Pulp-Fiction, humor surreal e terror, Perdita (Rosie Perez) e Romeo Dolorosa (Javier Bardem) são um casal de criminosos insanos, especializados em sequestros.





 Acontece que Romeo também é praticante de santeria e por vezes é possuído por uma entidade maligna. Entre um "trabalho" e outro, ele aproveita para fazer algum sacrifício humano!




Participações especiais do Bluesman Screamin' Jay Hawkins, Santiago Segura e do diretor Alex Cox.




Vudu e sacanagem retornaram com a brincadeira Trash de Fred Olen Ray "Voodoo Dollz" (2008). Na escola particular para garotas de Collinsport, as professoras Miss Damballa (Monique Parent) e Miss Santana (a ex-atriz pornô Syren), praticam rituais de vudu e as belas internas são influenciadas (sexualmente) pela magia. Sátira aos filmes sexploitation dos anos 70, com as participações de Michelle Bauer (a diretora da escola) e do ator pornô francês chamado...Voodoo! 






                                                                                                                         by Coffin Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...