segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A Torre do Mal na Ilha Fenícia da Sacanagem!


O gênero de filmes de terror conhecido como "Slasher", se caracteriza por ter assassinos psicopatas quase indestrutíveis, perseguindo atraentes garotas, uma combinação que permite baldes de sangue, Gore e nudez suficientes para excitar a platéia. Slasher é o tipo de filme onde um grupo de pessoas é atacado e chacinado (normalmente uma de cada vez) por um criminoso mascarado e/ou deformado. As vezes os assassinos são psicopatas fugitivos de algum asilo. Impulsionados geralmente por uma  vingança, são geralmente implacáveis, e muitos são explicitamente sobrenaturais. Todos eles podem aparecer e desaparecer como que por magia, e os cadáveres de suas vítimas são igualmente evasivos.



"Tower Of Evil" (1972) de Jim O'Connolly, também conhecido pelo título "Beyond the Fog" (em seu relançamento nos anos 80, forçando uma comparação com "The Fog" de John Carpenter) e nos Estados Unidos como "Horror of Snape Island"; foi rodado no Shepperton Studios em Shepperton, Surrey, Inglaterra, em 1971.





 O filme é considerado por muitos fãs de horror como estando à frente de seu tempo, à medida que atravessa  o mundo dos velhos temas góticos (cenário antigo e decrépito, superstições míticas, atmosfera sombria) com muitos elementos do filme de terror moderno (assassino indescritível, mortes sangrentas, personagens sexualmente ativos...).




Dois casais de jovens turistas americanos visitam a isolada ilha de Snape, no litoral britânico, cuja única construção é um antigo e sinistro farol. Logo passam a se divertir com bebidas, sexo e um baseado, e também são vítimas de um misterioso assassino.





 Dois habitantes locais vão a ilha e encontram 3 corpos mutilados e Penny (Candance Glendenning) a sobrevivente nua e enlouquecida que mata um deles.






A espada que matara um dos garotos é  identificada como uma relíquia muito antiga, e meses depois, um grupo de arqueólogos chega ao local na pista de um tesouro fenício. A garota está internada em um hospital local e é investigada via hipnose e passa a ter flashs de memória do trágico ocorrido.



Enquanto isso, a expedição está se instalando ilha: Dan (Derek Fowlds) e sua esposa Nora (Anna Palk ) são um casal de especialistas em arte antiga e infelizes no casamento e à beira da separação. São acompanhados pelo ex-casal Rose (Jill Haworth) e Evan (Bryant Haliday), que se separaram depois de Evan foi seduzido por Nora. Rose também está tendo um caso com Dan... (você está conseguindo acompanhar a bagunça???)



Eles são unidos por um investigador particular tentando provar que Penny não era responsável pelos assassinatos na ilha, e todos eles são levados para lá por Hamp (Jack Watson). Seu irmão foi o ex- faroleiro, que desapareceu junto com sua esposa e filho algum tempo antes.



                                                                              Jill Haworth

Depois que o grupo se instala para a noite, torna-se evidente que nem tudo está certo. Por um lado, não há pássaros na ilha. Então, durante a noite, alguém explode o barco e destrói o rádio. Não só o grupo perde todos os meios de fuga e de comunicação, mas eles não estão sozinhos.  Logo, Nora é vítima do assassino monstruoso. Quem ou o que está na ilha? Todos eles estão em perigo por isso ...



...Não vamos estragar o programa de ninguém !

"Tower of Evil" tem uma edição "estranha", tipo "psicodélica", com os flashbacks da garota em tratamento e inicia com muito gore e violência e depois descamba para o suspense mais tradicional. 



Um crítico apropriadamente descreveu o filme como sendo um episódio de Scooby Doo para adultos! Mas se o gênero  Psycho/Slasher, como o conhecemos hoje, com seus Jasons & aparentados, tem duas origens, elas são:
"Reazione a Catena"/"Ecologia dell Delito" (O Sexo na Sua Forma Mais Violenta/Banho de Sangue, 1971) de Mario Bava
e "Tower of Evil", uma raridade histórica que merece ser descoberta e assistida.







              Seretta Wison e sua cabeça falsa utilizada na cena de sua morte em "Tower of Evil"





                                                                                                                                      by Coffin Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...