segunda-feira, 14 de julho de 2014

O Erotismo e o Masoquismo Surreal de Roland Topor


Roland Topor ( Paris, França,1938 - 1997), foi um ilustrador, pintor, escritor, cineasta, compositor e ator, conhecido pela natureza surreal da sua obra. De origem polonesa-judaica, passou os primeiros anos de sua vida nas montanhas da região de Savoy, onde sua família se escondeu do perigo nazista. 

Topor criou juntamente com o espanhol Fernando Arrabal e do chileno Alejandro Jodorowsky o "Movimento Pânico" (dedicado ao tetro e cinema filosófico-surreal) em 1962.
Topor publicou vários livros de desenhos, incluindo Dessins Panique (1965)  Quatre Roses pour Lucienne (1967) e Toporland (1975).  Seu estilo realista cuidadosamente detalhado, enfatiza o  fantástico, o macabro, a loucura e o sexo.







Roland Topor escreveu o romance "Le Locataire chimérique" (1964), que foi adaptado para o cinema por Roman Polanski em "Le Locataire" (O Inquilino, 1976).
Com René Laloux, Topor fez as animações  "Les Temps Morts" (1964), "Les Escargots" (1965)...



 e sua obra mais famosa, o longa-metragem de animação "La Planète Sauvage" (Planeta Fantástico,1973). 



                                                            Planeta Fantástico

Topor também trabalhou como ator, com um papel em "Sweet Movie" (1974) de Dusan Makavejev; viveu o insano Renfield em Nosferatu: Phantom der Nacht ( Nosferatu, O Vampiro da Noite ,1979)  de Werner Herzog. No mesmo ano, ele também apareceu na comédia surrealista "Ratataplan" de Maurizio Nichetti.

Roland Topor morreu de hemorragia cerebral em 16 de Abril de 1997. 



                            Nosferatu (Klaus Kinski) com Renfield (Roland Topor)


Algumas obras de cunho erótico-surreal de Roland Topor:










No livro de ilustrações  "Les Masochistes" (1960) Topor mostra em desenhos simples, seres humanos aparentemente normais em atividades mundanas... que na verdade são engraçados atos de masoquismo. Provocações típicas de um grande artista da sátira e do surreal...















                                                                                                             By Coffin Souza





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...