segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Agostina Belli : Beleza Italiana




Agostina Maria Magnoni, nasceu em Milão, Itália em Abril de 1949. Filha de Domenico Magnoni, artesão, e Margaret Adele Dossena (dona de uma pensão em Milão,  e que vai ser vítima de um crime hediondo ainda sem solução). Trabalhou como secretária  e resolveu seguir a carreira de atriz ,contrariando seu pai. Em pouco tempo já fazia uma ponta no filme "Os Bandidos de Milão" (1968) de Carlos Lizzani.  



Mudou-se para Roma, e participou de uma série interminável de comédias, musicais, filmes eróticos, terror e thrillers...na verdade sua filmografia é demencial! A linda e talentosa italiana trabalhou sob ás ordens de Dino Risi, Alain Robbe-Grillet e Lina Wertmuller; sem deixar de frequentar o cinema comercial e exploitation, acabando por se tornar um símbolo sexual dos anos 70.



Na co-produção Itália/Espanha "Il Castello Dalle Porte di Fuoco" (O Castelo das Portas de Fogo, 1970) de José Luis Merino, ela foi a jovem empregada Cristiana, que trabalha no castelo do Conde Janos Dalmar. Para lá se dirige a jovem Yvanna (Erna Schurer) para ajudar o Conde em suas experiencias bioquímicas, mas crimes brutais começam a ocorrer...



Agostina fez o papel da esposa de Giancarlo Giannini em "Mimi, o Metalúrgico" (1972 ) de Lina Wertmuller; foi a sexy Irmã Bruhilde em "O Deputado Erótico" (1972) de Lucio Fulci...






... e uma das belezas envolvidas com o assassino sedutor de "Bluebard" (Barba Azul, 1972) de Edward Dmytrik e Luciano Sacripanti.



Nesta mistura de drama e suspensa, Richard Burton é o Barão Kurt Von Sepper, e entre suas conquistas/vítimas estão as maravilhosas Raquel Welch, Virna Lisi, Karin Shubert, Nathalie Delon, Marilú Tolo e Sybil Danning!!!



Em "La Notte dei Diavoli" (1972) de Giorgio Ferroni, Gianni Garko é Nicola, um homem mentalmente perturbado que acredita que a família da bela Sdenka (Agostina Belli) é possuída por vampiros. Adaptação da história "Wurdalak", de Alexei Tolstoy, levada antes ás telas por Mario Bava em "As 3 Máscaras do Terror" (1963).






Em 1974, ela foi Sara, na premiada comédia dramática "Perfume de Mulher" de Dino Risi, o papel de sua vida.
Ela provou ser ótima atriz ao trabalhar com o grande (e problemático) Vittorio Gassman e passou a ser famosa e chamada para  papéis mais exigentes.



 Mas, na verdade, ela continuou a ser  protagonista de comédias eróticas italianas; por vezes, ambiciosas como "Il Piatto Piangi" (1974) de Paolo Nuzzi, pela qual ganhou um Globo de Ouro. Mas ela também esteve em  "Quando l'Amore è Seansualità" (1973); "A Virilidade" (1974); " A Governanta" (1974) e muitas outras. 



                    Quando l'Amore è Sensualità

Belli atuou em "Le Jeu Avec le Feu" (1975) de Alain Robbe-Grillet, intelectual, biólogo, escritor, roteirista (O Ano Passado em Marienbad, de Alain Resnais); um drama surreal e sensual com Jean-Louis Tritignant, Philippe Noiret e Sylvia Kristel...




Risi a chamou para seu "Telefones Brancos" (1976), que lhe rendeu o prêmio David di Donatello especial. O filme foi recebido com frieza na Itália, mas fez grande sucesso na França, onde  Belli é imediatamente chamada para atuar com Philippe Noiret, Peter Ustinov e Charlotte Rampling em "Táxi Roxo" (1977) . Durante esse tempo, ela posa nua para a edição italiana da Playboy e volta ao cinema fantástico descerebrado..




 Agostina Belli é a jornalista Sara Golan em "Holocaust 2000" (Exterminação 2000, 1977) de Alberto de Martino.
O astro Kirk Douglas é Robert Caine, um industrial que está construindo uma usina nuclear com sete pontas no deserto do Saara. A bela Sara o avisa de uma antiga profecia sobre uma besta de sete cabeças, controlada pelo anti-cristo que irá destruir a humanidade. 



Mortes terríveis passam a ocorrer, Sara fica grávida e existe a possibilidade de seu filho vir a ser o capeta, mas Angel Caine (Simon Ward), o enigmático filho de Robert é o anticristo. Divertida e trash co-produção Itália/Inglaterra imitando "A Profecia"...





Ela esteve em  "Duplo Assassinato" (1977) de Steno com Marcello Mastroianni e Peter Ustinov, em 1978, em "L'Enfant de la Nuit"/" Enfantasme", de Sergio Gobbi um thriller perturbador baseado em uma novela de G. J. Arnaud. 



Agostina fez o papel da brasileira Claudia na aventura "Manaos" (1979), uma co-produção México/Itália/Espanha, sobre escravos seringueiros na Amazônia, e depois deu um tempo em sua carreira.




 Nos anos oitenta ela se dedicou a algumas aparições na TV e estrelou a ficção científica de cunho social "Fratello dello Spazio" ( O Visitante, 1988) de Mario Gariazzo, com William Berger e Martin Balsam. Em 1996, ele decidiu se aposentar e sair de cena da cena.



 Em 2006, após um longo silêncio, quebrado apenas por alguns telefilmes, Belli volta à cena com o filme "Uno su Due" de Eugenio Cappuccio, com Fabio Volo...


                                                        by Coffin Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...