segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Jack Davis : O Louco Criador de Monstros




Jack Davis (nascido em Atlanta, Georgia, USA em 2 de dezembro de 1924) é um cartunista e ilustrador americano, conhecido por sua arte de publicidade, capas de revistas, cartazes de cinema, capas de discos e inúmeras histórias em quadrinhos.



 Seus personagens são caracterizadas pela anatomia extremamente distorcida, incluindo grandes cabeças, pernas finas e pés extremamente grandes.




Davis  começou a desenhar muito cedo e aos 12 anos contribuiu com um desenho para a página do leitor da Tip Top Comics # 9 (Dezembro de 1936). Depois de desenhar para o jornal e o anuário do ensino médio, ele passou três anos na Marinha dos EUA, onde contribuiu com o Navy Daily News. 
Estudando na Universidade da Geórgia, ele desenhou para o jornal do campus e ajudou a lançar uma publicação humor fora do campus, Bullsheet, que ele descreveu como "não política ou ofensiva, mas apenas algo com piadas picantes e cartuns." 



Após a formatura, ele foi cartunista estagiário no The Atlanta Journal, e começou a procurar revistas em quadrinhos que se interessassem por sua arte.
Após ser rejeitado por várias editoras de quadrinhos, ele começou um trabalho freelancer para a EC Comics de William Gaines , contribuindo para Tales from the Crypt, The Haunt of Fear, Two-Fisted Tales, The Vault of Horror, Incredible  Science Fiction , Crime Suspenstories, Shock Suspenstories e Terror Illustrated, e outras.





Seu estilo de desenhar personagens selvagens e malucos fizeram dele uma escolha perfeita quando Harvey Kurtzman lançou a famosa revista satírica de quadrinhos e cartuns MAD, em 1952. Ele apareceu na maior parte dos primeiros 30 números de Mad, todas as 12 edições de Panic e até mesmo alguns trabalhos para a rival Cracked. 




                     Primeira história de Jack Davis no # 1 da Mad : Terror & Humor...

 Expandindo suas ilustrações para capas de discos, cartazes de filmes, publicidade, livros e revistas, incluindo a Time e o TV Guide. 










Em 1961, ele escreveu, desenhou, e editou a sua própria revista de histórias em quadrinhos, a Yak Yak, para a Dell Comics.




Davis também contribuiu para produções da Rankin-Bass; seus desenhos de personagens foram utilizados na animação" Mad Monster Party" ( A Festa do Monstro Maluco, 1967 )... 



... "The King Kong Show", "The Coneheads" e na série de desenhos animados "The Jackson 5ive". Para  o inseticida Raid , Davis criou um inseto animado que gritava "Raid ?!" (comercial conhecido inclusive na TV brasileira) 



Jack Davis ainda está vivo, e em 2013 (aos 89 anos) fez este desenho especial para uma exposição em tributo a revista "Tales From The Crypt" :



Davis adorava desenhar os monstros clássicos do cinema, em seu estilo maluco e satírico, é claro...



































                                                                                                                 By Coffin Souza

2 comentários:

  1. Muito bom! Sempre fui fã de Davis, mas não fazia ideia de que el ainda estava vivo e atuando. A última arte que tinha visto dele (se não me engano) havia sido uma caricatura dos membros do Anthrax para um vinil dos anos 90. Excelente, o estilo dele é sempre impecável. 8)

    ResponderExcluir
  2. Jack Davis é un dos meus favoritos, o seu arte e maravilloso .Fantástica entrada !!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...