sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Vitina Marcus : Nativa & Garota do Espaço

Vitina Marcus nasceu em New York city em março de 1937. Sua família veio da Sícilia, Itália. Com seu rosto lindo e exótico, e seus longos cabelos pretos ela venceu um concurso de beleza enquanto ainda estava na high school.




Ela estudou balé e violino, e depois interpretação no famoso curso para atores de Lee Strasberg, em New York, começando sua carreira como modelo.




Aos 20 anos começou a atuar, utilizando o nome de Dolores Vitina; primeiro em uma série de TV, e depois no policial "Império de Gangster" (1958), com John Drew Barrymore e Steve McQueen.
Seu tipo físico a levou a viver diversos papeis de nativa americana, começando na série "Paladino do Oeste" (1959), seguindo "Death Valley Days" (1959), "Caravana" (1959), "Shotgun Slade" (1960), "Gunslinger" (1961)...



Ela viveu um tipo diferente de nativa no filme "The Lost World" (O Mundo Perdido, 1960) de Irwin Allen.



Na história baseada na novela de Arthur Conan Doyle, uma expedição de cientistas e aventureiros em um remoto plato nas profundezas da selva Amazônica, descobre um mundo primitivo habitado por dinossauros.



O elenco estelar (Claude Rains, Jill St.John, Michael Rennie, Fernando Lamas), a opção por histórias fantásticas e grandiosas (e economia nos efeitos especiais), revelava o perfil do diretor-produtor, que se tornaria o rei das telesséries de ficção científica, e mais tarde o "Rei dos Filmes Catástrofes" .



     Vitina em perigo com uma aranha "gigante" em uma sobreposição de imagens fake...

Nos créditos dos efeitos especiais está o mestre Willis H. O'Brien ("O Mundo Perdido" de 1925, "King Kong", "O Filho de Kong"...), mas o orçamento apertado não comportava os difíceis efeitos de stop motion, assim, o que vemos são lagartos e crocodilos com maquiagem e agigantados por efeitos óticos (os mesmos "monstros" apareceriam em cenas de arquivo nas séries de TV de Irwin Allen, diversas vezes...).



                                     Vitina, a garota primitiva guia a expedição...


Vitina vive a garota nativa (sem nome na história), que se envolve e ajuda a expedição no seu perigoso mundo.
No elenco também David Hedison, que alguns anos mais tarde seria o Capitão Lee Crane na famosa série de ficção de Irwin Allen "Viagem ao Fundo do Mar" (1964-1968).



                                    David Hedison enfrenta um "dinossauro"


No épico romântico "Taras Bulba" (1962) de J. Lee Thompson; baseado no romance histórico de Nikolai Gogol; Vitina vive uma linda princesa cigana.
No elenco Yul Brynner, como o líder Cossaco Taras, e Tony Curtis como seu educado filho Andrei...




Vitina Marcus se transformou em uma das atrizes convidadas favoritas de Irwin Allen. Em "Viagem ao Fundo do Mar", no episódio 7 da primeira temporada (1964), chamado "Retorno no Tempo", ela reencontrou velhos amigos...
O submarino Seaview vai a Antártida em busca de uma lendária ilha tropical perdida em meio ao gelo. Ao chagarem no local, descobrem o lugar habitado por dinossauros pré-históricos e uma  linda garota nativa pertencente a uma raça primitiva...



Alguns homens pré-históricos do episódio. Note o terceiro (da esquerda para a direita)...utilizando um par de tênis!!!!

Claro, a garota é Vitina, e os monstros são as famosas cenas de arquivo de "O Mundo Perdido"...E ela, a tripulação (com David Hedison), e aventureiros ( entre eles, Yvonne Craig, a Batgirl!), precisam fugir dos bichos disfarçados!



                                        David Hedison : "Eu já vi este cenário antes..."




                                                              "...e esta aranha!!!"


                                                              "...e este Bicho!!!!"


No episódio "O Fantasma" da segunda temporada, Vitina tem um papel duplo : Ela vive Lani, uma fantasma, e também Maria, uma dançarina cujo corpo a fantasma gostosa vai ocupar...






Na série de espionagem "The Man from U.N.C.L.E." (O Agente da UNCLE , 1964-1968), no episódio "O Caso do Gorila" (1966), Napoleon Solo (Robert Vaugh) vai a África para uma investigação e encontra uma maravilhosa "Tarzan-de-saias", chamada simplesmente de "Garota" (Vitina Marcus).



 Ela possui um gorila de estimação chamado "Baby" (George Barrows), e o agente acaba ficando amigo deles...e dançando com a garota e o gorila!






Mas o papel que Vitina é mais lembrada até hoje, apareceu na série "Lost in Space" (Perdidos no Espaço, 1965-1968) de Irwin Allen.



No episódio "Wild Adventure" (1966, segunda temporada), aparece a "Estranha Dama Verde" (título nacional), chamada Lorelei (Vitina). A bela "sereia" flutua no espaço e seduz o Dr. Smith (Jonathan Harris), exatamente quando a nave Jupiter 2 está em curso para a Terra, e provoca uma nova perda de rumo...



A personagem reapareceria no episódio "The Girl From Green Dimension" (A Moça da Dimensão Verde,1967), agora procurando o "bonito e corajoso" Dr. Smith em um planeta em que eles estão estacionados. 



Atrás dela vem também o seu pretendente Urso, um selvagem alienígena, rosnando de inveja da atração de Athena ( a personagem tinha o nome de Lorelei no episódio anterior) pelo vilão simpático...




Vitina voltaria aos seus papéis mais característicos na série "The Time Tunnel" (O Túnel do Tempo, 1966-1967), de Irwin Allen, é claro...



Em "Chase Through Time" (Perseguição pelo Tempo, 1967), por culpa de um sabotador que planta uma bomba nas instalações da máquina temporal, um casal do futuro (Vitina Marcus e Lew Gallo) é transportado para 1.000.000 a.c.
E evidentemente, encontram os muito utilizados "dinossauros" oriundos das cenas de "O Mundo Perdido"...novamente...



Em "O Ataque dos Bárbaros" (episódio 26), o viajante do tempo Tony Newman (James Darren), é transportado para o ano de 1287, aonde é capturado por bárbaros Mongóis.
Ele acaba conhecendo e se apaixonando por Sarit (Vitina), a filha do líder Kubla Khan...
No episódio, o então jovem ator John Saxon, vive o famoso aventureiro Marco Polo. 




Vitina ainda faria participações em outras séries, até o início de 1970, quando deixou a carreira de atriz, para se dedicar apenas à dança. Ao longo das duas décadas seguintes, ela trabalhou em shows em Las Vegas e Paris. Também foi professora de interpretação e de Yoga, trabalhando posteriormente como corretora de imóveis.
Ela nunca se casou, mas teve uma filha com o ator Rory Calhoun (com quem contracenou em diversas séries de Westerns  nos anos 60), chamada Athene Marcus Calhoun, uma bela mulher, que puxando a mãe, foi eleita em 1987 como "A Mais Linda Showgirl do Mundo", em um concurso em Las Vegas. 
Vitina Marcus é presença constante em convenções de fãs de ficção científica e da obra de Irwin Allen...







                                                                  by Coffin Souza


2 comentários:

  1. Há dois dias peguei o "The Last World" para assistir, evidentemente achei o filme sensacional e, na onda, tinha uma personagem lindíssima! Descobri então a Vitina Marcus, vim procurar sobre ela na internet e encontrei o blog de vocês, e que maravilha!

    Estou descobrindo coisas muito bacanas aqui, já tem mais uns dez filmes na lista rsrsrs

    Eu tenho um blog que escrevo sobre cinema alternativo, chamado "Cronologia do Acaso", seria legal se vocês dessem uma olhada, caso lhes interessem, claro. Recomendamos vocês por lá =)

    cronologiadoacaso.com.br

    Abraços! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. O que aconteceu ao blog?
    Espero que não tenha abandonado!
    Sucesso!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...