segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Samurai Girls





Ahhh...Estas sensuais, belas e muio perigosas garotas samurais que habitam os Mangás, Animes, Filmes de ação e fantasia... Somos todos loucos por elas!









Nós ocidentais tendemos a acreditar que estas mulheres guerreiras pertencem somente ao universo ficcional. Mas a verdade é outra, e as fotos raras abaixo mostram verdadeiras samurais femininas com seus uniformes e armas. Quem são elas?

Onna-bugeisha era um tipo de guerreira pertencente à nobreza japonesa. Muitas mulheres se envolveram em batalhas, comumente ao lado dos homens samurai. Elas eram membros da classe bushi (samurai) no Japão feudal e foram treinadas no uso de armas para proteger sua casa, família e honra em tempos de guerra. Ícones significativos, tais como Tomoe Gozen, Nakano Takeko, e Hōjō Masako são exemplos famosos de Onna bugeisha.




Muito antes do surgimento da classe samurai de renome, lutadores japoneses eram altamente treinados para empunhar uma espada e lança. As mulheres aprenderam a usar naginata, kaiken, e a arte de tanto-jutsu na batalha. Essa formação assegurava proteção em comunidades que não tinham lutadores do sexo masculino. 







Uma dessas mulheres, mais tarde conhecida como Imperatriz Jingu (169-269 DC), usou suas habilidades para inspirar mudanças econômicas e sociais. Ela foi legendariamente reconhecida como a bugeisha onna que liderou uma invasão da Coreia, em 200 dc depois que seu marido Imperador Chūai, o imperador XIV do Japão, foi morto em batalha. Segundo a lenda, ela milagrosamente levou a conquista japonesa da Coreia sem derramar uma gota de sangue. 




Apesar das controvérsias que cercam sua existência e suas realizações, ela era um exemplo do bugeisha onna na sua totalidade. Anos depois de sua morte, Jingu foi capaz de transcender as estruturas sócio-econômicas que foram incutidas no Japão. Em 1881, a Imperatriz Jingū tornou-se a primeira mulher a ser destaque em uma nota do banco japonês.











Em contraste com a katana utilizada universalmente por seus colegas samurais do sexo masculino, arma mais popular entre as Onna- bugeishas foi a naginata , que é um polearma versátil , confeccionada com uma longa haste de madeira com uma lâmina curvada na ponta.






A arma favorece principalmente por seu comprimento (cerca de 2 metros), o que pode compensar na batalha contra adversários masculinos mais fortes e rústicos.










Além disso, a naginata faz a conexão direta entre o katana e o Yari , que é bastante eficaz no combate corpo a corpo próximo, e também é relativamente eficiente contra a cavalaria . Através de seu uso por muitas mulheres lendárias samurais , a naginata foi associada diretamente a imagem icônica de uma mulher guerreira .




Durante o Período Edo , muitas escolas com foco no uso dos naginata foram criadas e perpetuada a sua associação com as mulheres.


Baseado em texto e fotos originais postadas em :

https://www.thevintagenews.com/2016/01/27/female-samur/

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...