terça-feira, 11 de outubro de 2016

A Arte Infantil, Surreal & Erótica de Nicole Claveloux





Nicole Claveloux é uma ilustradora, pintora, cartunista e desenhista de histórias em quadrinhos francesa. Nasceu em 23 de Junho de 1940 em Saint-Etienne, França.

Ela estudou belas artes em sua cidade natal, e logo passou a trabalhar profissionalmente, sendo uma das poucas artistas francesas contratadas pelo famoso editor americano Harlin Quist...





A influência do alemão Heinz Edelman  (designer do clássico filme de animação "Yellow Submarine" ) é notável no seu traço e no uso de elegantes tons de cores desbotadas . Seu uso de perspectiva e escala na imagem é muito influenciada pela estética dos anos 1960 .











Ela criou personagens irreverentes e ácidos como "Cactus acide et Beurre fondu" (entre outros...) , fazendo piadas e críticas para um mundo em constante transformação.



Na década de 1970 , longe de ficar confinada a ilustrações juvenis de avant -garde , como as de "Alice no País das Maravilhas " (1974)...


... ela também contribuiu para revistas adultas , como "Heavy Metal", e "Ah ! LaLa" ,  uma antologia de mulheres desenhistas . Les Humanoïdes Associés também publicou dois álbuns com roteiro de Edith Zha , desenhadas por Nicole Claveloux: "The Green Thumb" (1978) e  "Dead Season" (1979). 




                                       Claveloux na revista "Heavy Metal" em 1977...

Pouco a pouco, Nicole passou a se dedicar a arte erótica, tanto em desenhos, quanto em quadros e HQs, e a ex-ilustradora de temática juvenil e surreal passou a surpreender e provocar ainda mais...






















Sua versão erótica de "A Bela e a Fera" (2001) é um clássico moderno...














Muito mais sobre a artista multi-premiada em seu site oficial:

http://nicole.claveloux.free.fr/index.html

Um comentário:

  1. Mais uma mulher desenhista mostrando á sua arte em um mundo dominado por desenhistas homens... e muitos acham que mulher não tem imaginação para desenhar ,eu acho que qualquer um que saiba desenhar um pouco e soltar a sua imaginação pode criar um mundo surreal e fantasioso e criar desenhos fantásticos como a nossa homenageada de hoje ,salve Nicole Claveloux !Um Abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...