sexta-feira, 13 de julho de 2018

Fantasias Eróticas & Surrealismo na Arte de KAREL THOLE




Karel Thole foi um prolífico artista gráfico holandês que combinou em seu trabalho, ficção científica, surrealismo, horror e erotismo. 




Thole nasceu Carolus Adrianus Maria Thole na Holanda em 1914. Ele frequentou uma escola de artes em Amsterdã e  trabalhou na Holanda até que se mudar com sua família para a Itália no final dos anos 50. Uma vez na Itália, o trabalho de Thole foi adotado pela comunidade artística italiana, e sua arte inspirada passou a ilustrar as capas da famosa (na época) revista Pulp de ficção científica "Urania".






 A revista apresentava histórias de autores de ficção científica de primeira linha, como Isaac Asimov, Robert Heinlein, J.G. Ballard, Alan Dean Foster, Philip K. Dick e também  jovens autores italianos, publicados sob pseudônimos.


 Graças à sua notoriedade na Itália, não demoraria muito para que imagens das pinturas e ilustrações de Thole atingissem os olhos dos editores dos EUA, da Alemanha e da França - consolidando ainda mais seu legado como um dos artistas de horror / ficção científica mais populares da Europa .



Na Alemanha, ele ilustrou amplamente as capas da série de livros Pulp "Vampir Horror Roman", inspirando-se em imagens de filmes de horror, na fantasia macabra da obra de H.P. Lovecraft, e em sua própria imaginação surreal...












O trabalho de Thole (falecido em março de 2000, com 86 anos) foi comparado a artistas como Salvador dali, Hieronymus Bosch, e com o pioneiro dadaísta alemão Max Ernst (principalmente em sua paleta de cores)...





































2 comentários:

  1. Mais um grande mestre da arte da ilustração sendo homenageado e suas obras exposta nesse fantastico blog que sempre nós traz novidades do mundo do underground ,parabéns por mais essa postagem ,um abraço desse vosso discípulo, Spektro 72.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...