A necrofilia é a atração sexual por cadáveres. Por mais tabu (para não dizer criminoso) que seja o assunto, ele aparece com alguma recorrência no cinema de gênero. Zumbis, lobisomens, maníacos e até canibais...tudo bem! Mas, necrófilos???
Alguns filmes são corajosos o suficiente para mergulhar totalmente no assunto como um fetiche sexual. Essas obras são frequentemente inflexíveis e geralmente acabam atoladas em controvérsias de censura, como resultado de sua 'ousadia'...
Em outras obras, a necrofilia faz parte de uma gama de tabus explorados por personagens 'perturbados'. Às vezes praticado por serial killers, incluindo figuras da vida real como Ed Gein, ou Jeffrey Dahmer .
Em outros filmes, é algo que existe como uma piada de mau gosto. Há também, de maneira peculiar, um punhado de filmes sobre sexo com mortos vivos.
Existem muitas insinuações de necrofilia em filmes mais antigos (como em "o Gato Preto" de 1834 com Bela Lugosi e Boris Karloff)...mas, o tema barra pesada só começou a ser explorado de forma mais direta nos anos 1960. Um dos pioneiros foi "L´Orribile Segreto del Dr. Hichcock" (O Segredo do Doutor Hichcock/ Raptus- O Diabólico Dr. Hichcock, 1962) de Riccardo Freda
Londres,1885- Dr. Bernard Hichcock (Robert Flemyng) é um respeitado e prestigiado cirurgião, que tem em seu currículo o desenvolvimento de um novo e poderoso anestésico. Mas, sua vida pessoal e sexual é marcada por sua atração pelos cadáveres femininos do necrotério, assim como o uso de seu anestésico pra jogos íntimos com sua esposa Margaretha (Maria Teresa Vianello). A droga a coloca em um estado catatônico, permitindo que Bernard satisfaça seus desejos...
...uma noite, ele vai longe demais, e uma dose letal acaba matando-a de verdade! Doze anos mais tarde ele se casa novamente com a bela Cynthia (Barbara Steele)...
...que começa a ser assombrada por visões e pesadelos, e vai acabar descobrindo 'o horrível segredo' do seu esposo...e que Margaretha não está 'tão morta' quanto devia...
Horror gótico italiano, com a grande dama do terror Barbara Steele, em uma abordagem lírica do tema...
"Il Terzo Occhio" ( O Terceiro Olho, 1966) de Mino Guerrini
Antologia com 3 histórias de Terror. No episódio "Tara", um pobre e feio vendedor de balões (Jorge Michel Serkeis) tem fetiche por pés, e fica obcecado por uma jovem mulher, seguindo-a por toda a parte.
No dia de seu casamento ela é morta por uma rival ciumenta em frente a igreja. Depois de seu funeral, o homem abre sua cripta para passar uma noite com ela...
Depois de fazer sexo com o cadáver, ele a veste novamente, e calça delicadamente seus pés com um par de sapatos que recuperou quando a moça os deixou ao fazer uma compra.
O nosso pioneiro no terror, também foi um dos pioneiros a abordar o tema de forma mais explícita, apesar do tom onírico do episódio.
"10 Rillington Place" (O Estrangulador de Rillington Place, 1971) de Richard Fleischer
Londres 1949. John Christie (Richard Attenborough) é um homem de meia idade, comum e simpático. E também é um serial killer que atrai mulheres com promessas de seus 'conhecimentos em medicina', as sufoca com gás, estrangula e então faz sexo com o cadáver...
Ele aluga o apartamento de cima para o casal pobre Timothy (John Hurt) e sua jovem esposa Beryl (Judy Geeson).
Já com um bebê em casa, Beryl engravida novamente e não possui recursos para pagar um aborto. Christie se oferece para ajudá-la e acaba agredindo, estrangulando e violentando seu corpo.
Ele convence Timothy de que sua esposa morreu durante uma tentativa de aborto, e que ele deve se esconder para não ser acusado de cúmplice. Então ele também estrangula o bebê do casal e consegue que o analfabeto Timothy seja acusado pelos assassinatos, e então enforcado...
Dois anos depois, a esposa de John Christie, Ethel (Pat Heywood) começa a temer o comportamento dele, e também é morta. Em 1953, Christie está vivendo como um indigente, e um novo morador do seu antigo endereço descobre uma parede falsa na cozinha...e vários corpos escondidos lá...
O roteiro parece fantasioso, mas, é totalmente baseado no caso real do assassino e necrófilo britânico John Christie (John Reginald Halliday Christie 1899-1953, morto por enforcamento na prisão). O elenco é excelente, assim como a direção do americano Fleischer, que evita os detalhes explícitos de necrofilia dos crimes, para evitar a severa censura britânica da época...
"Love Me Deadly" (1972) de Jacques Lacerte
A jovem, atraente e rica Lidsay Finch (Mary Charlotte Wilcox) frequenta velórios de homens desconhecidos, e quando todos saem, beija os cadáveres apaixonadamente. O agente funerário Fred McSweeney (Timothy Scott) percebe suas tendências e a convida para participar de seu clã secreto que pratica orgias necrófilas.
Mas, o grupo é também um culto satanista, e que não se limita a esperar pelos corpos para suas atividades sexuais no necrotério...
Lindsay participa do culto e continua suas visitas aos velórios, até que um dia conhece o irmão de um falecido, Alex (Lyle Waggonner) , o dono de uma galeria de arte. Eles começam um relacionamento (o primeiro namoro verdadeiro de Lidsay), e resolvem se casar. Mas ela não consegue se entregar para seu marido, e continua suas atividades secretas. Alex descobre que ela visita o túmulo de seu pai todos os dias, brincando em torno dele como se fosse uma criança...
Alex acaba sendo vítima do culto, e Fred prepara seu corpo para que a esposa possa então ter sua noite de núpcias...
Apesar dos temas e do argumento 'pesado', o filme do diretor estreante Lacerte (oriundo do teatro) é uma melancólica história de amor. E ele estabelece uma diferença entre as motivações psicológicas de Lidsay, e os perversos membros do culto. A produção independente foi lançada junto com dois filmes de terror europeus mais antigos em um programa triplo de drive-ins; alcançando depois o status cult...
Em "Flesh for Frankenstein" (Frankenstein de Andy Warhol, 1973) de Paul Morrissey (ver postagem anterior), Udo Kier vive um doentio Barão Frankenstein, que negligencia sua esposa em troca de seu trabalho, e sexo com cadáveres...
"El Jorobado de la Morgue" (1973) de Javier Aguirre, tem o astro espanhol de terror Paul Naschy (Jacinto Molina) como o corcunda Gotho, que trabalha no necrotério de um hospital. Ele ama um garota muito doente que está internada (Elena Arpon). Quando ela morre, ele rouba seu corpo, e cuida dele em uma antiga masmorra, esperando que o Dr. Orla (Alberto Dalbes), um cientista louco, a reviva...
"Deranged" (Confissões de um Necrófilo, 1974) de Jeff Gillen & Alan Ormsby
Ezra Cobb (Robert Blossom) é um fazendeiro de meia idade, que fica totalmente perturbado quando sua amada e possessiva mãe morre. A mulher era uma fanática religiosa, e doutrinou Ezra desde a infância para odiar as mulheres.
Ezra a desenterra um ano depois e a leva para casa. Assim como outros cadáveres de mulheres para lhes fazer companhia.
Seus desejos sexuais reprimidos são complicados ainda por sua incapacidade social de conviver com os vivos...então, ele mata!
Horror, gore e humor negro baseado na história real do notório assassino e ladrão de túmulos Ed Gein (1906-1984)...e que também influenciou clássicos como "Psicose" (1960), "O Massacre da Serra Elétrica" (1974) e muitos outros.
"Buio Omega" (1979) de Joe D'Amato
Francesco (Kieran Canter) mora em uma mansão de campo que herdou, e é cuidado pela sua devotada governanta Iris (Franca Stoppi). Sua bela noiva Anna (Cinzia Monreale) fica doente ( e sabemos que por influencia de Iris), e morre. Depois do funeral, Francesco desenterra sua amada e a leva para casa.
O hobby de Francesco é a taxidermia, então ele remove as vísceras e preserva o corpo dela em uma cama...
...Iris mantêm Francesco preso em jogos eróticos, mas ele procura a companhia de mulheres mais jovens, que acaba assassinando.
A chegada de Elena (Cinzia Monreale em papel duplo), irmã gêmea de sua namorada embalsamada vai complicar tudo, por conta do ciúme doentio de Iris...e da própria loucura do rapaz...
Refilmagem de "O Terceiro Olho" de 1966; mas como é um filme de D'Amato (Aristides Massacceci - 1936-1999), o grande rei do cinema exploitation ( e depois pornográfico) italiano, é regado a banhos de tripas e sangue.
"Macabro" (1980) de Lamberto Bava
A dona de casa Jane (Bernice Sterges) abandona seus dois filhos para ir morar com seu amante Fred (Roberto Posse). Ela e Fred são pegos em um terrível acidente de carro e ele é decapitado. Um ano depois, Jane recebe alta de um hospital psiquiátrico e se muda para um apartamento do cego Robert (Stanko Molnar). Robert fica apaixonado por ela e obcecado em descobrir quem é o homem misterioso com quem ela passa o tempo todo fazendo amor. Entrando furtivamente no apartamento, Robert faz a chocante descoberta de que ela mantém a cabeça decepada de Fred na geladeira...
Longa de estreia do filho do grande Mario Bava. O roteiro escrito por Pupi Avati, poderia ser um episódio em alguma antologia ou série de terror, construído em cima do 'mistério' sobre o 'novo' amante de Jane, até a revelação Macabra!
"NEKRomantik" (1987), e "NEKRomantik 2" (1991) de Jörg Buttgereit
Robert (Daktari Lorenz) trabalha como atendente de um serviço de limpeza de ruas, que remove corpos e restos humanos após acidentes.
Ele secretamente rouba um cadáver inteiro apodrecido e os traz para casa para sua namorada Betty (Beatrice M.), onde os dois se envolvem em sexo necrófilo.
Depois que Robert é demitido do trabalho, Betty o deixa, levando o seu cadáver/amante.
Infelizmente, Robert tenta compensar matando gatos e prostitutas...até se esfaquear, e seu pênis jorrar sêmen, e depois sangue por toda parte.
O diretor/roteirista alemão Buttgereit em seu primeiro longa metragem se propôs a desafiar todas as convenções e chocar todas as sensibilidades sociais, com estrema crueza. Rodado em 8 mm granulado, com elenco e edição amadores, o pequeno filme transgressivo foi banido em muitos países do mundo, mas depois se transformou em um clássico cult.
A enfermeira Monika (Monika M.) desenterra o cadáver do necrófilo Robert (do filme anterior) e o leva para seu apartamento onde faz sexo com ele.
No final Monika resolve sua indecisão entre o amor carnal e a necrofilia cortando a cabeça de Reeder durante o coito...
Claramente projetada para aproveitar o sucesso da comédia "Police Academy" (Loucademia de de Polícia, 1984) , e sua intermináveis sequências, "Loucademia Funerária" usa o mesmo humor vulgar e de mau gosto- tem cenas de necrofilia, psicopatas sanguinários, humor racista, e piadas sobre 'vaginas tóxicas', menstruação e mais...
Destaque para as participações do ator/diretor Paul Bartel, sua musa Mary Woronov, e pontas de Cesar Romero e do DJ e ator Wolfman Jack...
A jovem Sandra Larson (Molly Parker) foi fascinada pela morte desde a infância. Adulta, ela trabalha como assistente funerária, e tem uma atração erótica pelos cadáveres que ela cuida e faz amor com eles em segredo.
Com um enredo muito semelhante a "NEKROMantik 2","Kissed" vai pelo caminho inverso ao filme de Buttegereit. É um filme sensível e de muito bom gosto. A diretora canadense Lynne Stopkewich, em seu primeiro trabalho, parece tentar nos convencer que a necrofilia da introvertida Sandra, é apenas um meio alternativo de sua auto expressão sexual.
JT quer estupra-la, mas Rickie se recusa e vai embora. No dia seguinte eles retornam, e JT revela que descobriu que a mulher é uma morta viva. Ela tentou ataca-lo, e ele 'a matou' mais de uma vez...
JT se muda para a sala, e leva outro amigo Wheeler (Eric Podnar), e eles se revezam estuprando e torturando a 'Deadgirl' (Jenny Spain) como eles a chamam...
Rickie não quer nada com isso, mas quando dois valentões da escola forçam a verdade deles, e também querem participar, os eventos começam a sair do controle.
Dirigido por um americano (Sarmiento) e um israelense (Harel), "Deadgirl" é um filme de zumbi original e perverso. O horror não vem da morta viva, mas dos jovens estudantes que praticam a necrofilia e torturas sexuais com a cativa. O filme também tem um senso de humor negro bizarro: quando o corpo começa a decair cada vez mais (o que parece não importar nada para eles) a solução que encontram é colocar uma foto de uma garota bonita por cima do zumbi...
A produção espanhola foi a estreia na direção do romancista e roteirista Vicens, e é um thriller de suspense e terror, que passa da necrofilia para o estupro, e tentativa de assassinato. Sem nenhuma inclinação sobrenatural, é preciso no entanto estar disposto a suspenção de descrença, já que a situação de Anna (que foi encontrada morta no banheiro de uma festa privada) e como ela 'acorda' nunca é explicada.
She Demons Zine voltou com força total falando um tema tabu e polemico !
ResponderExcluir"Necrofilia " e seus respectivos filmes e como sempre com excelente texto curto e bastante explicativo e com muito frames dos filmes mencionados ,alguns dos filmes mencionados eu ate tenho em DVD e outros só conheço por nome ....Volto com tudo o melhor blog do mundo underground do cinema.Feliz retorno Senhor absoluto do mundo do medo e terror "Mestre" Coffin Souza,um abraço de Spektro 72.